quinta-feira, 4 de abril de 2013

Oiii galera, segue a síntese que o nosso Grupo Freire no Contemporâneo fez para contextualizar vocês sobre o nosso seminário!!!



Esta síntese trata-se de uma contextualização dos principais ensinamentos de Paulo Freire, como parte da introdução do “Seminário: Freire no Contemporâneo”.
Paulo Freire com suas ideias e concepções de aprendizagem, marcou a educação com seus feitos memoráveis.
Segue abaixo algumas informações:
Aprendizagem: Ato e processo político de formação de transformação de pessoas aonde “quem forma se forma e reforma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser formado”. [...] Quem ensina aprende ao ensinar, quem aprende ensina ao aprender. É uma relação hermêutica e não dialética.
            Não existe professor =>aluno, é uma dodicência.
            Educação: Como esperança. Ela pode mudar muito a realidade, aprendendo de como aplicamos e da maneira que concebemos. [...] Que saibamos que, sem certas qualidade ou virtudes como amorosidade, respeito aos outros, tolerância, humildade, gosto pela alegria, gosto pela vida, abertura ao novo, disponibilidade à mudança, persistência na luta, recusa aos fatalismos[...].
Palavras chave: Esperança, humildade, amor e solidariedade
“Mudar é difícil, mas é possível”.
            A educação, contrapondo-se ao que ele chama de “educação bancária”, é acima de tudo problematizadora, ligada ao contexto social do professor e do aluno. Ato de conhecer está separado daquilo que se conhece. O conhecimento está sempre dirigido à alguma coisa.
Educação Bancária: Educação tradicional e tecnicista que identifica a educação como um depósito bancário, onde o aluno nada sabe e o professor é o detentor do saber.

REFERÊNCIAS
<http://www.paulofreire.org.br> acesso em: 03 de abril de 2013



Nenhum comentário:

Postar um comentário