Esta síntese trata-se
de uma contextualização dos principais ensinamentos de Paulo Freire, como parte
da introdução do “Seminário: Freire no Contemporâneo”.
Paulo Freire com suas
ideias e concepções de aprendizagem, marcou a educação com seus feitos memoráveis.
Segue abaixo algumas
informações:
Aprendizagem:
Ato e processo político de formação de transformação de pessoas aonde “quem
forma se forma e reforma ao formar, e quem é formado forma-se e forma ao ser
formado”. [...] Quem ensina aprende ao ensinar, quem aprende ensina ao
aprender. É uma relação hermêutica e não dialética.
Não
existe professor =>aluno, é uma dodicência.
Educação: Como esperança. Ela pode
mudar muito a realidade, aprendendo de como aplicamos e da maneira que
concebemos. [...] Que saibamos que, sem certas qualidade ou virtudes como
amorosidade, respeito aos outros, tolerância, humildade, gosto pela alegria,
gosto pela vida, abertura ao novo, disponibilidade à mudança, persistência na
luta, recusa aos fatalismos[...].
Palavras chave: Esperança, humildade,
amor e solidariedade
“Mudar é difícil, mas é possível”.
A
educação, contrapondo-se ao que ele chama de “educação bancária”, é acima de
tudo problematizadora, ligada ao contexto social do professor e do aluno. Ato
de conhecer está separado daquilo que se conhece. O conhecimento está sempre
dirigido à alguma coisa.
Educação
Bancária: Educação tradicional e tecnicista que identifica a
educação como um depósito bancário, onde o aluno nada sabe e o professor é o
detentor do saber.
REFERÊNCIAS
<http://www.paulofreire.org.br>
acesso em: 03 de abril de 2013
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