domingo, 31 de março de 2013

ENTÃO, PENSEI EM COMEÇAR ASSIM O MEU COMPARTILHAMENTO DE SABERES!!


Ao pensar em trabalhar em grupo, coletividade, sempre me vem aos pensamentos esse texto, por isso deixo como primeira reflexão. 

UBUNTU

"Um antropólogo, propôs um jogo para as crianças em uma tribo Africana. Ele colocou uma cesta cheia de frutas perto de uma árvore e disse às crianças quem chegasse lá primeiro ganharia os frutos doces. Quando ele disse-lhes para correr, todos eles pegaram as mãos uns dos outros e correram juntos; em seguida, sentaram-se juntos desfrutando de seus deleites. Quando ele perguntou por que eles tinham corrido daquele jeito, quando um poderia ter tido todos os frutos para si mesmo eles disseram: UBUNTU, como pode um de nós ficar feliz se todos os outros estão tristes?

UBUNTU na cultura Xhosa quer dizer: "EU SOU PORQUE NÓS SOMOS"



7 comentários:

  1. Muito linda essa foto Rhayza, o círculo formado que pode significar muitas coisas. Tambem achei interessante o texto que colocaste junto a foto.Hoje em dia, por diversas razões, o ser humano se tornou tão individualista e quase sempre esquece que estamos todos conectados e fazemos parte do todo. Uma pessoa faltando, uma pessoa com fome, uma pessoa triste, representa que o todo também tem fome e também tem tristeza e está incompleto. Fico feliz em ver essa mensagem no teu blog porque me faz lembrar do meu papel no todo e me tornar mais unida aos grupos que pertenço.Obrigada.Camila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila pelo teu comentario!!! E quero te dizer que concordo plenamente quando tu diz que "o ser humano se tornou tão individualista e quase sempre esquece que estamos todos conectados e fazemos parte do todo. Uma pessoa faltando, uma pessoa com fome, uma pessoa triste, representa que o todo também tem fome e também tem tristeza e está incompleto." Pois coloquei essa imagem realmente pensando nisso que não podemos esquecer que temos sempre alguem ao nosso lado que talvez esteja precisando. Um mundo individualista com certeza não cria seres humanos melhores e cabe a nós como educadores e areas afins tentam plantar um pouco dessa mensagem. bjaooo Rhayza

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu também adorei imagem e texto! Nos faz repensar o que é ser civilizado, desenvolvido, e nesse sistema meritocrata que cultiva a competição ao invés da cooperação...Linda mensagem :)

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada Caroline, por tua postagem em meu blog, achei muito valido o teu comentario e quando diz que o nosso sistema cultiva a competição e não estimula a cooperação, me faz repensar na questão de onde estão os valores das pessoas neh!!
    Obrigada e bjaoo Rhayza

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rayza, muito interessante a sua publicação. Esse post nos mostra a diversidade da educação e da cultura. O respeito e a coletividade são marcas muito forte da cultura indígena e africana. Eles nos deixam como exemplo que mesmo em situações extremas a ambição não pode e não deve sobrepor a coletividade. Ou seja, todos por todos.

    ResponderExcluir