quarta-feira, 10 de abril de 2013

Reforma do Ensino Médio Estadual - discussão do documento base


Galera, ontem a noite nos reunimos para discutir sobre a Reforma do Ensino Médio segue a síntese do nosso grupo referente a seguinte temática!!
A reforma do Ensino Médio propõe que a instituição escolar dê atenção para o direcionamento dos jovens para o mercado de trabalho. O distanciamento do nível fundamental do Ensino Básico é o fator mais relevante desta mudança.
As disciplinas curriculares passaram a ser organizadas incluindo a formação profissional e atividades formativas no contraturno das aulas.
As novas categorizações compreendem quatro grandes temáticas, Cultura, Ciência, Tecnologia e Trabalho.
Considerar que o estágio de nível médio é utilizado por muitos jovens, leva-nos a concluir que essa reforma é prejudicial ao público ao qual se destina. Como futuras professoras, ressaltamos que a faixa etária aconselhada para o curso de nível médio da Educação Básica conflitua com a idade permissiva aos estágios, pela Lei do Estágio vigente.
Com o aumento da evasão escolar, sobretudo na faixa etária supra citada, o governo estadual reformulou o curso médio na expectativa de reconquistar este público ofertando um direcionamento politécnico.
Essa formação politécnica restringe as opções dos jovens que possivelmente enfrentariam uma prova de estrutura fixa, como um vestibular ou concurso para carreira pública.
Restringir a formação do jovem não é garantir a ele uma motivação para prosseguir os estudos. Contrário a isso, um estudo direcionado limita os horizontes.

Um comentário:

  1. Rhayza veja o comentário no Blog da Cindy http://cindyanunes.blogspot.com.br/2013/04/oii-pessoas-segue-abaixo-o-texto.html#comment-form

    ResponderExcluir